POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

1. QUAIS INFORMAÇÕES COLETAMOS?

Nossa Política de Privacidade se aplica a todos os Usuários e Visitantes. Coletamos informações quando você usa nossos Serviços para oferecer uma experiência personalizada e relevante, incluindo o crescimento de nossa rede e de oportunidades de negócios.

1.1 Controle de dados

Suas informações pessoais serão controladas pelo Unilivre. Caso tenha alguma ressalva quanto ao fornecimento de informações ou ter suas informações exibidas em nossos Serviços ou utilizadas de qualquer outra forma permitida por esta Política de Privacidade e pelo Contrato do Usuário, você não deve se tornar Usuário do Unilivre ou visitar sites, aplicativos ou utilizar nossos Serviços de nenhuma outra forma.

Coletamos suas informações pessoais das seguintes formas:

1.2. Cadastro

Ao criar uma conta conosco, nós coletamos suas informações (incluindo nome, endereço de e-mail e senha).

Para criar uma conta no Unilivre, é preciso fornecer no mínimo o nome, endereço de e-mail, senha e concordar com nosso Contrato do Usuário e esta Política de Privacidade, que define como tratamos suas informações. Você pode fornecer informações adicionais durante o fluxo de cadastro (por exemplo, CEP, cargo e empresa…) para ajudar você a criar seu perfil e para fornecer a você serviços mais personalizados. Você entende que, ao criar uma conta, nós e os outros poderemos identificar você através de seu perfil. Nós podemos pedir seus dados de cartão de crédito caso você adquira determinados serviços adicionais.

1.3. Informações do perfil

Nós coletamos informações quando você preenche um perfil. Um perfil completo do Unilivre, que inclui dados profissionais – como cargo, formação acadêmica e competências – ajuda você a ser encontrado por outras pessoas para oportunidades.

Após criar uma conta você poderá optar por fornecer informações adicionais em seu perfil, descrevendo, por exemplo, suas competências, experiência profissional e formação acadêmica. Você poderá relacionar seus produtos, serviços, projetos, iniciativas, títulos, prêmios, afiliações profissionais, participações em Grupos, networking, empresas ou pessoas que segue, e outras informações, incluindo conteúdo. O fornecimento de informações adicionais permitirá que você obtenha mais benefícios com nossos Serviços, auxiliando-o a expressar sua identidade permitindo encontrar e se conectar a parceiros, oportunidades e informações, e facilitando a descoberta do seu perfil para  oportunidades de negócios. Isso também nos permitirá exibir anúncios e outros conteúdos relevantes dentro e fora de nossos Serviços.

1.4. Atendimento ao cliente

Nós coletamos informações quando você entra em contato conosco para obter suporte.

Quando você entra em contato com nossos serviços de suporte ao cliente (por exemplo, em nossa Central de Ajuda) nós podemos acessar suas mensagens de InMail, Grupos e outras contribuições em nossos Serviços e coletar as informações necessárias para categorizar sua pergunta, respondê-la e, se aplicável, investigar qualquer tipo de violação ao nosso Contrato do Usuário ou à presente Política de Privacidade. Além disso, utilizamos essas informações para rastrear possíveis problemas e personalizar nossas respostas de suporte para melhor atendê-lo. Nós não utilizamos essas informações para fins de publicidade.

1.5. Cookies

Nós usamos cookies e tecnologias semelhantes para coletar informações.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, incluindo identificadores de dispositivos móveis, para ajudar a reconhecê-lo nos diferentes Serviços, conhecer seus interesses dentro e fora de nossos Serviços, aperfeiçoar sua experiência, aumentar a segurança, medir a utilização e eficácia de nossos Serviços e veicular publicidade. Você poderá controlar os cookies por meio das configurações de seu navegador e outras ferramentas. Ao visitar nossos Serviços, você estará de acordo com o recebimento de cookies e beacons em seu navegador, além de e-mails em HTML conforme a presente Política de Privacidade.

1.6. Arquivos de log, endereços IP e informações sobre o seu computador e dispositivo móvel

Coletamos informações dos dispositivos e redes que você utiliza para acessar nossos Serviços.

Quando você visita ou sai de nossos Serviços (seja Usuário ou Visitante) ao clicar em um hiperlink ou quando você visualiza um plugin ou cookies (ou tecnologia semelhante) em um site de terceiros, nós recebemos automaticamente a URL do site do qual você veio ou o site para o qual você foi direcionado. Além disso, os anunciantes recebem a URL da página em que você estava ao clicar em um anúncio em nossos Serviços. Recebemos também o endereço do protocolo de Internet (“IP”) do seu computador ou do servidor proxy utilizado para acessar a web, o sistema operacional do seu computador, o tipo de navegador que você está utilizando, seu dispositivo móvel (inclusive o identificador do dispositivo fornecido pelo sistema operacional de seu aparelho), o sistema operacional de seu dispositivo (caso você esteja acessando o Unilivre por celular) e o nome de seu provedor de Internet ou operadora de celular. Podemos receber também dados de localização transmitidos a nós por serviços de terceiros ou por dispositivos com GPS instalados por você, que utilizamos para exibir informações locais. A maioria dos dispositivos móveis permite a você impedir o envio de dados de localização em tempo real, e certamente nós respeitaremos suas configurações.

No caso de nossos aplicativos para Android, você será avisado dos tipos de dados (ex.: localização) que serão enviados a nós. Caso opte por utilizar nosso aplicativo após esse aviso, processaremos esses dados para permitir o cadastro ou exibir a você uma prévia dos recursos do produto (como empregos em sua área). Caso opte por não se tornar Usuário, excluiremos essas informações.

2. COMO UTILIZAMOS SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS?

2.1. Consentimento ao Unilivre para processar suas informações

Você concorda que as informações fornecidas por você em seu perfil poderão ser visualizadas por outras pessoas e utilizadas por nós, conforme descrito na presente Política de Privacidade e em nosso Contrato do Usuário.

As informações pessoais que você nos fornecer poderão revelar ou permitir a outras pessoas identificar aspectos de sua vida não expressamente divulgados em seu perfil (por exemplo, sua foto ou seu nome poderão revelar seu gênero). Ao fornecer-nos informações pessoais na criação ou atualização de sua conta e perfil, você estará aceitando, expressa e voluntariamente, os termos e condições do nosso Contrato de Usuário e concordando livremente que nós processemos suas informações pessoais, conforme previsto nesta Política de Privacidade. O fornecimento de quaisquer informações consideradas “sensíveis” pela lei aplicável é um ato totalmente voluntário de sua parte.

2.2. Comunicações do Unilivre

Nós nos comunicaremos com você utilizando sistemas de mensagem do Unilivre, e-mail ou outros meios à nossa disposição. Poderemos enviar a você mensagens relacionadas à disponibilidade dos Serviços, segurança ou outras questões relacionadas aos serviços. Você poderá alterar suas configurações de e-mail a qualquer momento.

Nossa comunicação será realizada por e-mail, avisos publicados nos sites ou aplicativos do Unilivre. Essas comunicações incluem: (1) comunicados de boas-vindas e acesso inicial, informando a você como aproveitar ao máximo de nossos Serviços, novos recursos, atualizações sobre outros Usuários aos quais você estiver conectado e suas respectivas ações, etc.; (2) comunicados de serviço, abrangendo disponibilidade do serviço, segurança e outras questões sobre o funcionamento de nossos Serviços; e (3) comunicados promocionais, incluindo mensagens de e-mail podendo conter informações promocionais diretas ou em nome de nossos parceiros, incluindo oportunidades de emprego e informações de empresas que estejam contratando. Essas mensagens serão enviadas a você com base nas informações de seu perfil e preferências de mensagem.  Você poderá alterar a qualquer momento suas preferências de e-mail e contato acessando sua conta e alterando suas configurações de e-mail.

2.3. Comunicações de usuários

No caso de certas comunicações enviadas por você em nossos Serviços, o destinatário poderá visualizar seu nome, endereço de e-mail e certas informações de rede.

Muitas das comunicações iniciadas por você por meio de nossos Serviços (como, por exemplo, um convite enviado para um não Usuário) relacionarão seu nome e seu endereço de e-mail principal no cabeçalho da mensagem. As mensagens iniciadas por você também poderão fornecer ao destinatário informações agregadas sobre sua rede (como, por exemplo, quantas pessoas fazem parte de sua rede). Outras comunicações que você iniciar por meio dos Serviços, como uma solicitação de apresentação, relacionarão seu nome como remetente, mas não incluirão suas informações de endereço de e-mail pessoal. Quando você se conectar a uma pessoa, independentemente de quem enviou o convite, suas informações de contato serão compartilhadas com essa pessoa.

Utilizamos tecnologia de processamento automático para ajudar a proteger você e outros Usuários. Tais tecnologias verificam links e outros conteúdos em suas mensagens de InMail, atualizações de rede e contribuições de Grupo para nos ajudar a identificar e bloquear links maliciosos e malware, reduzir spam e otimizar a prestação de nossos Serviços.

2.4. Compartilhamento de informações com empresas afiliadas

Suas informações podem ser compartilhadas por todos os nossos Serviços, ou seja, usuários que fazem parte da rede Unilivre.

Podemos compartilhar suas informações pessoais com nossas afiliadas Unilivre (isto é, pessoas jurídicas que sejam controladas ou controladoras ou estejam sob controle conjunto com o Unilivre), além da pessoa jurídica da Unilivre que controla seus dados conforme necessário para a prestação dos Serviços. Você está de acordo com este compartilhamento.

2.5. Compartilhamento de informações com terceiros

Todas as informações que você inserir em seu perfil e todos os conteúdos que publicar poderão ser visualizados por outras pessoas.

Outras pessoas poderão encontrar as informações de seu perfil por meio de ferramentas de pesquisa (você poderá selecionar as partes de seu perfil público que poderão ser acessadas por meio de ferramentas públicas de busca em suas configurações).

Não alugamos nem vendemos informações pessoais que você não tenha publicado em nossos Serviços, salvo conforme descrito na presente Política de Privacidade. Não divulgaremos informações pessoais não publicadas em seu perfil ou geradas por meio da utilização de nossos outros serviços, tais como Grupos e Company Pages, exceto para executar instruções (por exemplo, para processar informações de pagamento) ou a não ser que tenhamos seu consentimento, exceto se acreditarmos de boa-fé que tal divulgação é permitida por lei ou razoavelmente necessária para: (1) cumprir exigências ou procedimentos legais, incluindo, sem limitação, intimações cíveis ou penais, ordens judiciais ou outras divulgações compulsórias; (2) fazer cumprir a presente Política de Privacidade ou nosso Contrato do Usuário; (3) atender a ocorrências de violação de direitos de terceiros; (4) atender a solicitações de atendimento a Usuários; ou (5) proteger os direitos, o patrimônio ou a segurança do Unilivre, de nossos Usuários, dos Visitantes ou do público.

Nós damos suporte a fornecedores de middleware que oferecem soluções de arquivamento a empresas sujeitas a requisitos de arquivamento legais e regulamentares que, com sua permissão, facilitará o arquivamento de suas comunicações e de outras atividades por terceiros para fins de conformidade. O conteúdo distribuído pelos nossos recursos de compartilhamento e recursos integrados de terceiros poderá resultar na exibição de alguns de seus dados pessoais fora dos nossos Serviços. Por exemplo, quando você publica conteúdo em um Grupo do aberto ao público, o conteúdo, incluindo seu nome como contribuinte, poderá ser exibido em resultados encontrados por ferramentas de pesquisa..

Terceiros, como o seu provedor de e-mail, poderão oferecer a opção de carregar determinadas informações de seus contatos conosco em seus próprios serviços. Se você optar por compartilhar seus contatos desta forma, você concederá a esses terceiros o direito de armazenar, acessar, divulgar e utilizar estes contatos, conforme descrito nos termos e na política de privacidade de tal empresa.

2.6. Grupos

Você é responsável por quaisquer informações publicadas em nossos Serviços, e esse conteúdo poderá ser acessado por outras pessoas.

Se você participar de Grupos, compartilhar conteúdo em seu fluxo de atualizações de rede ou importar um blog ou outro conteúdo, saiba que quaisquer informações que você optar por divulgar publicamente poderão ser lidas, coletadas e utilizadas por outros Usuários nestes fóruns e outros terceiros, incluindo publicitários. Não somos responsáveis pelas informações que você optar por fornecer nesses fóruns. Suas contribuições nos Grupos geralmente podem ser pesquisadas em nossos Serviços e alguns conteúdos nos Grupos podem ser públicos ou detectados por ferramentas de pesquisa na internet se o proprietário do grupo não tiver fechado o grupo para debates públicos. Você poderá identificar os grupos por meio do ícone do cadeado ao lado do nome do grupo. Você poderá remover suas publicações nos Grupos a qualquer momento. Entretanto, outros Usuários poderão ter copiado e utilizado as informações que você compartilhou.

3. SUAS OPÇÕES E OBRIGAÇÕES

3.1. Direitos de acessar, corrigir ou excluir suas informações e encerrar sua conta

Você poderá alterar suas informações no Unilivre a qualquer momento editando seu perfil, excluindo conteúdo que houver publicado ou encerrando sua conta. Você poderá também solicitar informações adicionais que possamos ter sobre sua conta.

Você poderá: (1) acessar, modificar, corrigir ou excluir informações pessoais controladas pelo Unilivre em relação ao seu perfil; (2) alterar ou excluir seus conteúdos; e (3) encerrar sua conta. Você pode solicitar as informações pessoais que não estão visíveis em seu perfil ou acessíveis para você (como seus registros de acesso IP) através da Central de Ajuda. Ao encerrar sua conta, as informações a seu respeito geralmente são retiradas do Serviço dentro de 24 horas. Exceto conforme descrito abaixo, dentro de 30 dias após o encerramento da conta, é praxe excluirmos as informações de contas encerradas e despersonalizarmos quaisquer registros ou informações de backup.

Observação: as informações que você compartilhar com terceiros (por InMail, atualizações de rede, compartilhamento de conteúdo ou Grupos, por exemplo) ou copiadas por outras pessoas poderão também permanecer visíveis após o encerramento de sua conta ou exclusão das informações de seu perfil. Conteúdo nos Grupos do que foi criado por usuários com contas encerradas será exibido como sendo criado por um usuário desconhecido. Além disso, não será possível acessar, corrigir ou retirar informações a seu respeito que outros Usuários tenham copiado ou exportado de nossos Serviços, pois tais informações poderão não estar sob nosso controle. Seu perfil público poderá ser exibido em resultados de ferramentas de pesquisa até que a memória cache seja atualizada.

3.2. Retenção de dados

O Unilivre retém as suas informações enquanto a sua conta estiver ativa ou conforme necessário. Poderemos, por exemplo, reter certas informações mesmo após o encerramento de sua conta, caso seja cabível tal retenção para cumprir nossas obrigações legais, satisfazer exigências regulatórias, sanar divergências, evitar fraudes e uso indevido ou garantir o cumprimento do presente contrato.

Retemos as informações pessoais que você fornecer enquanto a sua conta estiver ativa ou conforme seja necessário para o fornecimento de nossos serviços. Nós podemos reter suas informações pessoais mesmo após o encerramento de sua conta, caso tal retenção seja necessária ao cumprimento de nossas obrigações legais, para satisfazer exigências regulatórias, sanar divergências entre Usuários, evitar fraudes e uso indevido ou garantir o cumprimento desta Política de Privacidade e Contrato do Usuário. Poderemos reter informações pessoais por prazo limitado, caso solicitado pelas autoridades. Nosso Atendimento ao Cliente poderá reter informações enquanto for necessário somente para elaboração de relatórios de atendimento e análise de tendências, mas, de modo geral, excluímos ou despersonalizamos os dados de contas encerradas conforme Seção 3.1., salvo no caso de nossos dados de impressão de plugin (ou seja, informações que você visitou sites com nosso plugin social, mas nos quais você não clicou), que despersonalizamos em 7 dias (embora mantenhamos 30 dias de registros do servidor para fins de segurança, apuração de bugs e estabilidade do site) ao criar conjuntos de dados agregados que não podem ser rastreados até os indivíduos.

4. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

4.1. Alterações a esta Política de Privacidade

Nós notificaremos você quando alterarmos esta Política de Privacidade.

Poderemos alterar esta Política de Privacidade a qualquer momento. Caso implementemos mudanças consideráveis na forma como tratamos as suas informações pessoais ou na Política de Privacidade, enviaremos uma notificação por meio dos Serviços ou de alguma outra forma, como por e-mail. Pedimos que analise atentamente as alterações. Se concordar com as mudanças, basta continuar utilizando nossos Serviços. Se tiver objeção a alguma mudança efetuada em nossos termos e não quiser mais utilizar nossos Serviços, sugerimos que você encerre sua(s) conta(s). A menos que previsto de outro modo, a nossa Política de Privacidade atual se aplica a todas as informações que temos sobre você e a sua conta. A utilização de nossos Serviços depois que um aviso sobre alterações for enviado a você ou publicado em nossos Serviços constituirá consentimento com os termos ou práticas alterados.

4.2. Segurança

Levamos a privacidade e segurança a sério, e permitimos o acesso a nosso site via HTTPS, além do acesso existente via SSL por dispositivos móveis. Além disso, esteja ciente de que a internet não é um ambiente seguro. Portanto, tome cuidado e selecione senhas fortes.

Implementamos medidas de segurança criadas para proteger as informações pessoais fornecidas pelos usuários, em conformidade com padrões do setor. O acesso aos seus dados em nossos Serviços é protegido por senha e dados, como informações de cartão de crédito, são protegidos por criptografia SSL quando trocados entre seu navegador e os Serviços. Oferecemos também acesso seguro ao site unilivre.org.br via https. A fim de proteger os dados que você armazena em nossos servidores, também monitoramos regularmente seu sistema quanto a possíveis pontos de vulnerabilidade e ataques e utilizamos um centro de processamento de dados com acesso seguro de primeiro nível. No entanto, como a internet não é um ambiente 100% seguro, não podemos assegurar ou garantir a segurança de qualquer informação que você transmita para gente. Não há nenhuma garantia de que as informações não poderão ser acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas por violação de qualquer uma de nossas proteções físicas, técnicas ou administrativas. É sua responsabilidade proteger a segurança de suas informações de acesso. Observe que e-mails, mensagens instantâneas e outros meios de comunicação afins com outros Usuários não são criptografados, e recomendamos veementemente que você não comunique nenhuma informação confidencial por esses meios. Ajude a manter sua conta segura com uma senha forte.

4.3. Proteção de privacidade

O Unilivre assume o compromisso de proteger a privacidade de todos os indivíduos que utilizam os seus serviços.

Nossa Política de Privacidade detalha os tipos de dados que são coletados sobre você, com quem são compartilhados e para quais fins. Um link para acessar a Política de Privacidade pode ser encontrado próximo à borda inferior de todas as páginas do Unilivre.

A seção Conduta do usuário do Contrato do Usuário do Unilivre também apresenta as políticas que os usuários concordam em respeitar em relação à privacidade de outros usuários. Um link para acessar a Contrato do Usuário também pode ser encontrado na parte inferior da página do Unilivre.

Não fornecemos seu e-mail nem qualquer informação que possa identificá-lo pessoalmente a nenhum outro usuário ou terceiros, exceto com a sua permissão.

Em relação à segurança de dados, o acesso aos seus dados no Unilivre é protegido por senha; dados confidenciais (como informações de cartão de crédito) trocados entre o seu navegador web e o nosso site são protegidos por criptografia SSL. Também realizamos regularmente auditorias em nosso sistema quanto a possíveis vulnerabilidades e invasões.

Agradeço mais uma vez por entrar em contato e peço desculpas pelo inconveniente.

4.4. E-mails de phishing

Fraudadores podem usar uma prática denominada phishing para obter dados confidenciais, como nomes de usuários, senhas e informações de cartões de crédito. Esses fraudadores se fazem passar por usuários ou empresas legítimas e enviam e-mails e links que tentam direcionar você a sites fraudulentos ou infectar seu computador com malware. Unilivre nunca solicitará sua senha ou solicitará que você faça o download de todos os programas.

Possíveis sinais de aviso de uma mensagem de phishing:

  1. Mensagens que contêm erros de ortografia e de gramática e que não são endereçadas pessoalmente a você.

  2. Mensagens que pedem que você faça alguma ação imediatamente.

  3. Mensagens que pedem que você abra um anexo para instalar uma atualização de software.

Também trabalhamos com diversos parceiros do setor para identificar sites e campanhas de e-mail que realizam phishing ou spamming, para que possamos removê-los da Internet. Às vezes, conseguimos fazê-lo dentro de uma hora do recebimento da denúncia do e-mail. Esses esforços combinados devem reduzir as chances de você receber um e-mail de phishing ou spam do Unilivre que seja fraudulento.

Para relatar as mensagens de phishing que você recebeu, entre em contato conosco.

4.5. Como reconhecer e denunciar scam

Scams são uma forma de fraude, geralmente cometida por e-mail. Os scammers criam identidades falsas ou assumem a identidade de usuários ou empresas legítimas. O objetivo deles é roubar seu dinheiro ou em alguns casos, a sua identidade. Os scams comuns algumas, você deve estar ciente incluem:

4.6. Scams de fraude taxa herança ou avançado

Também há vários possíveis sinais de aviso de uma mensagem de golpe típico:

  1. Ofertas que parecem muito boas para serem verdadeiras.

  2. Mensagens que contêm erros de ortografia ou de gramática.

  3. Mensagens que não são endereçadas pessoalmente a você.

  4. Mensagens que solicitam informações pessoais ou financeiras.

Além desses scams o Internet Crime reclamação Center (IC3) é um ótimo recurso que lista os diferentes tipos de scams podem ocorrer.

Se você for vítima de um scam, denuncie-o à autoridade local de execução da lei. Se você receber uma mensagem de scam no Unilivre, entre em contato conosco.

4.7. Prevenção contra malware

Um malware pode estar associado a campanhas de phishing ou spam. Software malicioso ou “malware” é todo o tipo de software criado para danificar seu computador. Esse dano pode incluir interrupções nas operações normais de seu computador (ex.: funcionamento mais lento ou aparecimento repentino de pop-ups) ou roubo de informações pessoais. Vírus são tipos especiais de malware que se espalham de um computador para outro e extraem seus dados ou exclui completamente.

Nós recomendamos investir em um antivírus a fim de proteger suas informações em um ambiente de Internet desprotegido. Os antivírus são desenhados para detectar possíveis ameaças online, bem como evitar que essas infectem seu computador. Ao proteger seu computador você estará também protegendo outros computadores, já que o malware costuma se espalhar por e-mail.

A seguir seguem os passos que adotamos para protegê-lo contra malware:

  • Nós verificamos os arquivos carregados contra malware e vírus. Se identificarmos um arquivo ou imagem infectados, podemos evitar seu download e a infecção do seu computador.

  • Nós incluímos seus nome e sobrenome, bem como o seu cargo atual, no rodapé de todas as nossas mensagens para ajudá-lo a identificar as comunicações verdadeiramente do Unilivre. Descartar quaisquer mensagens que possam ser do Unilivre, mas não tenham nosso rodapé.

  • Mossas mensagens nunca solicitarão o download de software ou o envio de informações pessoais por e-mail, como senhas ou CPF.

Para proteger seu computador siga estes passos:

  • Tome cuidado ao abrir e responder e-mails. Os malwares se espalham com mais frequência via anexos de e-mails. Caso você receba um e-mail com anexo, especialmente se vier de um desconhecido, não o abra.

  • Escolha um antivírus efetivo e mantenha-o atualizado. As atualizações do seu antivírus são muito importantes pois elas acompanham a constante evolução dos vírus.

  • Confira se está usando a versão mais atualizada do navegador e atualize-o quando solicitado.

4.8. Sinais de alerta para mensagens fraudulentas

Há algumas características comuns em todos os tipos de mensagens fraudulentas. Familiarizar-se com esses sinais pode ajudar a detectar rapidamente mensagens maliciosas e excluí-las rapidamente. Preste atenção em:

  1. Ofertas que parecem muito boas para serem verdadeiras. Em caso de dúvida, confirme de forma independente a pessoa, a empresa, e o pedido.

  2. Mensagens que contêm erros de ortografia ou de gramática.

  3. Mensagens que não são endereçadas pessoalmente a você.

  4. Mensagens que pedem que você faça alguma ação imediatamente.

  5. Mensagens pedindo informações pessoais para reivindicar prêmios ou outros bens.

  6. Mensagens que oferecem brindes em troca do preenchimento de pesquisa ou outras ações que peçam suas informações pessoais ou o pagamento de uma pequena taxa.

  7. Mensagens sobre oportunidades de investimento ou transferências de fundos que requeiram o compartilhamento adiantado de informações pessoais ou dados bancários.

  8. Mensagens que afirmam que não há dinheiro não reclamados ou ativos de algum tipo em seu nome, e que pedem um pequeno upfront taxa, a fim de recebê-la.

  9. Mensagens que peçam para abrir um anexo para instalar uma atualização de software.

Saiba como se proteger de mensagens fraudulentas ou o que fazer caso já tenha clicado em um link malicioso ou em um anexo com uma mensagem fraudulenta.

Clicando em links maliciosos ou mensagens com anexos fraudulentos

Caso tenha aberto um anexo ou fornecido informações pessoais através de uma mensagem fraudulenta, recomendamos que tome as seguintes providências:

  1. Anexos maliciosos podem conter malware ou levar a sites infectados com virus. Caso você desconfie que abriu ou clicou em algo perigoso, recomendamos que faça uma verificação no seu computador com o antivírus atualizado.

  2. Caso tenha inserido seus usuário e senha em um site de pishing, mude sua senha o mais rápido possível.

  3. Caso suas informações financeiras estejam em risco, entre em contato com sua instituição financeira imediatamente, além de colocar alertas de fraude no seu relatórios de crédito. Por fim, vigie as atividades da sua conta para identificar gastos não autorizados.

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