logo-seminario@2x

ONLINE E PRESENCIAL

O que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

A sigla ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2005 da ONU (Organização das Nações Unidas), intitulado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre).

O evento

O seminário , a ser realizado em 14 de outubro de 2022, trará grandes especialistas de diferentes setores onde irão compartilhar suas experiências de boas práticas relacionadas ao tema, as estratégias que foram adotadas e como suas empresas se tornaram referência.

 O evento se inicia presencialmente às 8h, no Auditório Caio Amaral Gruber, na sede da FIEP em Curitiba, e se estende por todo o dia, com encerramento às 17h. 

Durante esse período, serão ministradas palestras e mesas de discussão, com intervalos para coffee break e almoço.

Programação Completa

Manhã

08h

Credenciamento (Secretaria)

08h30

Sessão de Abertura (Presença de Autoridades)

09h

Sustentabilidade das Cidades – A madeira na Construção do Futuro.

Silvio Magalhães Barros II é engenheiro Civil e especialista em engenharia sanitária e ações de sustentabilidade. Foi prefeito de Maringá por dois mandatos (2005/2012), secretário de Esportes e Turismo do Paraná, Secretário de Turismo do Amazonas, sub-secretário de Turismo e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo. Foi Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado do Paraná e atualmente é consultor em sustentabilidade.

Solução Consultoria

09h30

A Ética Socioambiental como fundamento: do Homem Vitruviano à humanidade Ecológica

André Turbay, arquiteto e urbanista. Diretor da Norte Arquitetura e Urbanismo. Professor de arquitetura e urbanismo da PUCPR. Mestre e doutorando em gestão urbana. Especialista em construções sustentáveis. Coordenador adjunto da área estratégica de cidades e coordenador do Laboratório do Clima da PUCPR.

PUC PR

10h

Condições de Saneamento Básico que evitam Danos Ambientais

Nicolau Obladen Engenharia Civil pela UFPR em 1961). Engenharia Sanitária pela USP em 1966 Mestre em Educação pela PUC (1996).  Tem experiência profissional como Engenheiro do Ministério de Saúde,  Professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFPR (1970-1995); Professor e Pesquisador da PUCPR (1977-2006); Assessor e Consultor Associado de várias empresas de Engenharia Sanitária e Ambiental Diretor Presidente da Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá/PR – CAGEPAR (2013 – 2014), Diretor Técnico e Sócio da Empresa Habitat Ecológico Ltda. (2002 – 2022).

Habitat Ecológico

10h30

Coffee Break

10h50

PAINEL ESG: As ações do ESG no Governo do Estado do Paraná.

Pós Doutora em Engenharia Mecânica - UFPR, Pesquisadora do mercado de carbono do PGMEC/UFPR, Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPR.  Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná (2011). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais e atua como vice coordenadora dos tutores do curso de ADM publica da UFPR.

Luís é doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Professor do programa de mestrado em desenvolvimento comunitário com atuação em saúde, ambiente e qualidade de Vida e Coordenador do Escritório de Relações Internacionais e Institucionais da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná.

Bacharel em Ciências Econômicas pela USP , mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR e doutor em Política Econômica. É professor titular da UFPR no Departamento de Economia. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Economia da UFPR. Além destes cargos também é diretor Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

Benedito é Engenheiro de Produção e exerce o cargo de Diretor da Secretaria de Indústria e Comércio, na prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, além de experiência no assunto da atuação da prefeitura

11h30

Gestão Estratégica ESG e o impacto nos negócios

Especialista em gestão de ESG (Environmental, Social and Governance)+ 35 anos consolidou sua experiência exercendo vários cargos até alcançar a Vice-presidência em ESG / QSMS-RS & Sustentabilidade Corporativa para fundos de investimentos na África e Asia com forte atuação nas áreas de Óleo & Gás, Energia, Portos e Mineração em mais de 15 países da América Latina, África Ásia e Oriente Médio.Conselheiro do Conama 2000-2008, Perito Socioambiental do Ministério Público Federal;

Possui pos doutorado na Inglaterra, MBA Harvard University USA; PHD pela Universidade da Califórnia, engenheiro químico formado nos Estados Unidos , além de auditor líder em diversas normas.

Roberto Roche & Associados

12h

Case – O Boticário

Mariana Cavanha é engenheira civil, gerente de ESG do Grupo Boticário, liderando a frente de impacto ambiental.

12h30

Almoço

Tarde

14h

Perspectivas do ESG na Indústria

Patricia Garcia Martins é Gerente do Habitat Senai, Responsabilidade Social e Centro de Inovação do Sesi no Paraná. Trabalha com inovação desde 2010, tendo trabalhado com Qualidade no Desenvolvimento de Produtos, Usabilidade, Gestão da Inovação. Realizou trabalho voluntário na Ucrânia, no programa World Without Borders. Graduada em Design de Produto pelo IFSC, com mestrado em Antropologia Social pela The University of Manchester, com foco em Negócios Sociais e Desenvolvimento Internacional, e MBA em Gestão Empresarial pela FGV de São José dos Campos.

Aline Calefi Lima é Coordenadora de Responsabilidade Social e Centro de Inovação do Sesi Paraná. Trabalha com a temática da sustentabilidade desde 2010 como líder de projetos, consultora e agora coordenadora. Experiência profissional na área de comunicação, organização de eventos, publicação de relatórios e desenvolvimento de metodologias para projetos sociais e consultorias. Jornalista pela Universidade de Passo Fundo com especialização em Comunicação Audiovisual, pela PUC PR e Sociologia, pela UFSM.

Sesi/PR

14h30

Quais são os impactos da aplicação do Selo Social nas cidades?

Fernando Assanti é jornalista, especialista em Economia e Meio Ambiente, com MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social e Mestre em Administração.
Atuou como consultor para o Programa SC Rural, financiado pelo Banco Mundial, ocupou os cargos de Gerente de Marketing e professor universitário, e de Diretor Executivo da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – Acibalc.
Atualmente é presidente e responsável pela expansão do Instituto Selo Social, organização da sociedade civil com sede em Santa Catarina e atuação nacional que trabalha no estímulo a projetos sociais em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor.

Selo Social

15h

ESG e ODS em Startups e pequenas empresas – Desafios e oportunidades dessa jornada

Sandra Pinho Pinheiro, Arquiteta, empresária e consultora por 30 anos, foi pioneira em certificações ambientais desde 2006, sendo parte da lista das 10 Mulheres que são Destaque no Mercado da Construção Sustentável no Brasil. Foi Co Fundadora e Conselheira de Administração da Petinelli.

Hoje é Conselheira de Inovação, formada pelo PNUD E compartilha sua expertise sinérgica às agendas 2030 e ESG em startups e empresas. Como advocacy, engaja o mercado para um capitalismo mais consciente em artigos, podcasts, e-books e palestras.

Pinho Pinheiro Consultoria

15h30

Coffee Break
15h50
Painel ESG I – Desafios e Perspectivas de Financiamento ESG e Créditos de Carbono no contexto das Economias Verdes e Azuis

Adilton José de Paula é empresário e consultor pela Bluevision Company Group. Diretor de Sustentabilidade do BANDEC

Carlos Ferreira é Presidente da Fundação Tavares Ferreira e CEO da empresa Carbon Zero

Denise é bacharel em Ciências Contábeis, Contabilidade e Finanças pela USP, tem MBA em Administração de Empresas pela University of Dallas (Texas, EUA) e especialização em Engenharia Ambiental pela UNICAMP.

Ewerson graduado em Direito pela Universidade de Uberaba, possui Mestrado em Direito Ambiental e Recursos Hídricos, também especialista em Mercado do Crédito de Carbono e É Membro da Delegação do Ministério das Relações Exteriores - Itamarati que representou o Brasil nos trabalhos do COP 15 em Copenhagen/Dinamarka.

16h20

Painel ESG II – A infraestrutura e o Meio Ambiente.

Professor Eduardo Ratton Engenheiro Civil desde 1978, possui  mestrado em Geotecnia pela Université Libre de Bruxelles(1981), doutorado em Ciências Aplicadas - Geotecnia pela Université Libre de Bruxelles(1983) e pós-doutorado pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn(1986). Professor da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estudos Ambientais.

Durval Neto possui doutorado em Geologia pela UFPR, mestrado em Agronomia e Ciências do Solo pela UFPR (2000), graduado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Biologia pela PUC-PR (1997). Assessoria para tomada de decisões na área de Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente à alta direção de multinacional de transportes ferroviários e rodoviários no Brasil e Argentina, com mais de 30.000 km de malha ferroviária (ALL - América Latina Logística) entre 2002 e 2012,. Sólido conhecimento em gerenciamento ambiental de obras lineares (rodovias e ferrovias), 

Cristhyano Possui graduação em Engenharia Civil pela UFPR, Doutor em Engenharia Civil, mestrado em Ciências Geodésicas pela UFPR, especialização em Pavimentação Rodoviária, MBA em Gestão Ambiental UFPR, MBA em Gestão Pública e Desenvolve pesquisas, estudos e projetos nos temas: Infraestrutura de Transportes (Rodovias, Ferrovias, Hidrovias, Portos); Geotecnia; Meio Ambiente e Gestão Ambiental; Aeronave Remotamente Pilotadas e Geotecnologias.

Professor Robson é Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Engenharia de Produção,  especialista em Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos, Especialista em MBA Finanças Internacionais, Graduado em Engenharia Civil , Engenheiro de Segurança do Trabalho pela PUC. Coordena o Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da UFPR, É professor, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de bens e serviços, Logística e Cadeia de Suprimentos, Gestão e sistemas de produção e Sistemas Econômicos.

ITTI – UFPR

17h

Encerramento com Celso Romero Kloss – Superintendente da Unilivre

logo-seminario@2x

Faça sua inscrição:

Realização

Patrocínio

Apoio