Sobre a Unilivre

Início/Sobre a Unilivre
Sobre a Unilivre 2020-01-21T16:48:28-03:00

A UNILIVRE

“A sustentabilidade das comunidades humanas vem em consequência da nossa capacidade de entender os princípios ecológicos e viver em conformidade com eles”. (Fritjof Capra)

Nossa qualidade de vida está diretamente ligada a nossa relação com o ambiente em que vivemos. A Universidade Livre do Meio Ambiente foi criada para examinar essa relação em profundidade com a finalidade de buscar fazê-la harmoniosa com o processo de desenvolvimento sócio-econômico.
Localizada em Curitiba, capital do estado do Paraná, a Unilivre é uma organização cultural e educacional independente. Fundada em 1991, foi a primeira do mundo a funcionar neste modelo com o propósito de disseminar conhecimento ambiental para todos os extratos da sociedade contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres com a natureza. Reconhecida como de utilidade pública Municipal pela Lei nº 8332/93 e utilidade pública Estadual pela Lei nº 11349/96 e qualificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP em 2002.

HISTÓRIA UNILIVRE

A UNILIVRE é a expressão da arquitetura em harmonia com o ambiente. Foi construída no Bosque Zaninelli, uma área verde de 60.000 m2 originada a partir da recuperação de uma área degradada, onde funcionava uma antiga pedreira, sendo transformada em um espaço de educação dentro do conceito de acupuntura urbana. Devido a essa arquitetura, tornou-se um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Aqui tudo toca os sentidos e convida à refletir sobre nossa relação com a natureza no presente e no futuro: uma passarela em meio à mata que proporciona ao visitante uma imersão na natureza, um auditório aberto próximo a um lago, uma construção em espiral feita de troncos de eucaliptos até um mirante do qual você pode avistar a cidade à distância. Da beleza natural surpreendente conjugadas às salas de aula abertas para todos: cidadãos comuns, estudantes universitários, técnicos, empreendedores e gestores públicos.

Universidade Livre do Meio Ambiente foi fundada em 1991, no Dia Nacional do Meio Ambiente (05 de junho), na gestão do então prefeito de Curitiba Jaime Lerner. A Universidade foi criada inicialmente como uma unidade da Prefeitura Municipal destinada e disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais, discutindo os problemas e as soluções relacionadas ao crescimento desordenado das cidades. Nesse período, a sede da Universidade funcionou provisoriamente no Bosque Gutierrez até a construção das instalações do Bosque Zaninelli, onde a instituição encontra-se até hoje instalada.

A inauguração, em 05 de junho de 1992, contou com a presença do oceanógrafo francês e cientista marítimo Jacques Cousteau, um dos maiores defensores mundiais do meio ambiente, que enfatizou em seu discurso, que “a preservação ambiental é um dever da coletividade, portanto, todos devem ter acesso às informações necessárias para concretizá-la”, ao se referir a UNILIVRE.

“Nunca vi uma iniciativa semelhante a esta de Curitiba, um exemplo que deve ser copiado por todo mundo” . (Jacques Cousteau)

Naquele período, Curitiba passou a ser reconhecida como Capital Ecológica e a Universidade Livre do Meio Ambiente tinha como missão repassar à comunidade experiências relacionadas às questões ambientais para criar e consolidar no cidadão uma postura ambientalmente correta, como forma de aprimoramento da qualidade de vida global.

Em 20 de julho de 1992, a Universidade Livre do Meio Ambiente foi transferida para responsabilidade de uma entidade mantenedora de caráter não governamental, denominada Centro de Estudos Ambientais e Urbanos – CEAU, legalmente constituída como uma associação civil sem fins lucrativos.

Em julho de 1996, a UNILIVRE tornou-se pessoa jurídica de direito privado, com autonomia jurídica, administrativa, financeira e plena gestão de seus bens e recursos.

Em 2002, a UNILIVRE tornou-se uma entidade do Terceiro Setor, qualificada pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público, voltada para o Desenvolvimento Sustentável Urbano e a melhoria da qualidade de vida urbana.

Vídeo