Abrange projetos e iniciativas voltados para a preservação do meio ambiente, a mitigação de impactos ambientais e a promoção de práticas sustentáveis. São ações que buscam integrar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental, por meio da gestão de recursos e adoção de padrões globais de sustentabilidade.
A Análise de Interferência Ambiental do Sistema Biarticulado de Transporte de Massa, parte do Estudo Socioambiental do Programa BID II em Curitiba-PR, é fundamental para avaliar os impactos ambientais da implementação desse sistema. Essa análise abrange infraestrutura, mobilidade, fauna, flora e qualidade do ar. O estudo busca prever e mitigar possíveis impactos negativos, incluindo alterações na infraestrutura urbana, tráfego, fragmentação de habitats, e emissões de poluentes atmosféricos. O trabalho desenvolvido pela Unilivre é fundamental no sentido de garantir o desenvolvimento urbano sustentável e maximizar os benefícios do transporte público inovador, minimizando impactos adversos na comunidade e no meio ambiente.
O Plano de Gestão Ambiental elaborado pela Unilivre para a administração dos Portos de Antonina e Paranaguá, no Paraná, visa diagnosticar e melhorar as atividades portuárias para garantir sustentabilidade e minimizar impactos ambientais. O diagnóstico inclui a identificação de fontes de poluição, análise da biodiversidade e gestão de resíduos. As indicações de adequações propõem a adoção de tecnologias limpas, monitoramento ambiental contínuo, programas de educação, planos de contingência e parcerias com a comunidade. A implementação dessas medidas busca integrar os portos ao desenvolvimento
sustentável, posicionamento comprometidos ambiental.
O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba busca conciliar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico na região, localizada no Paraná, Brasil. Incentiva atividades sustentáveis como ecoturismo, pesca artesanal e agricultura orgânica, promovendo a gestão responsável dos recursos naturais. Prioriza a conservação da biodiversidade, combate à caça ilegal e desmatamento. A educação ambiental é fundamental, envolvendo a comunidade na compreensão da importância da conservação. O envolvimento da comunidade, com gestão participativa, é fundamental para equilibrar as necessidades humanas e a preservação ambiental.
Em 2018, a Unilivre ofereceu assessoria técnica ao Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) alinhada aos padrões do Global Reporting Iniciative (GRI). A análise se concentra na estruturação e análise abrangente de dados econômico-financeiros, sociais e operacionais. A abordagem inclui não apenas aspectos tecnológicos, mas também avaliações detalhadas de impacto econômico e social. Ao aderir aos padrões do GRI, a Unilivre reforça seu compromisso com práticas de governança transparentes e responsáveis, contribuindo para a promoção de iniciativas sustentáveis. A colaboração com o TECPAR fortalece, assim, as capacidades tecnológicas sustentáveis no estado do Paraná, marcando um avanço significativo nesse cenário.
A Unilivre foi acionada para estudar e propor uma solução tecnológica ante a iminência do esgotamento do Aterro Sanitário de Pontal do Paraná e Matinhos. Além de abordar a questão técnica, a intervenção demandou uma solução integrada que considera aspectos socioambientais e econômicos para as duas cidades litorâneas. O objetivo é não apenas recuperar o aterro, mas também promover práticas sustentáveis de gestão de resíduos, mitigar impactos ambientais e impulsionar o desenvolvimento econômico local. Desse modo, a atuação da Unilivre busca não apenas resolver o problema imediato, mas estabelecer bases para um futuro mais sustentável em toda a região litorânea do Paraná.