Quem Somos

Somos uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de apoio ao desenvolvimento sustentável em uma abordagem ampla, nas áreas ambiental, cultural, econômica, espacial e social.

Começamos como um simples departamento público municipal da cidade de Curitiba, no Paraná, e ao longo dos anos fomos nos destacando e, desde 1991, nos tornamos referência no ensino e pesquisa sobre assuntos ligados às questões ambientais. Somos reconhecidos internacionalmente como modelo de entidade que busca novos caminhos na superação dos problemas ambientais.

Nossa sede funcionou, até janeiro do ano de 2022, em um lugar privilegiado pela natureza, um dos cartões postais de Curitiba, o Bosque Zaninelli, área verde regenerada depois de ter sido utilizada para exploração de granito. Foi inaugurada em 1992 pelo oceanógrafo Frances Jacques Cousteau e pelo então prefeito de Curitiba, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

Hoje no prédio histórico funciona a Escola de Educação Ambienta, mantida pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

O endereço administrativo atual é no Campus da Indústria/FIEP, Av. Comendador Franco 1341 – Curitiba/ PR

Onde atuamos

Nosso lema é cuidar do meio ambiente, buscando soluções através de estudos e pesquisas. Organizamos, participamos e apoiamos a realização de cursos, seminários, conferências, exposições e tudo que promova o desenvolvimento de áreas ligadas ao meio ambiente. Prestamos também serviços de consultoria para empresas e instituições públicas e privadas e temos uma equipe altamente capacitada para desenvolver projetos de estudos e pesquisas que beneficiem tanto pequenas comunidades como cidades inteiras. Também coordenamos grupos de estudos e pesquisas de projetos de educação ambiental em instituições de ensino, além de capacitar gestores e professores.

Queremos fazer a diferença na busca por soluções que ajudem na construção de uma sociedade mais integrada ao meio ambiente.

Nosso conceito de sustentabilidade

A UNILIVRE entende sustentabilidade como elemento substantivo, uma bússola que norteia o comportamento e as relações dos seres humanos, entre si e com o planeta, o justo meio entre as dimensões ambiental, econômica e socio cultural, em busca do bem comum.

Para tanto, acredita que a ética e a prática dos valores são fundamentais para concretizar este desejo.

Nossa missão:

Disseminar conhecimentos, práticas e experiências relacionadas às questões ambientais e urbana, com vistas a sensibilizar os cidadãos para adotar uma postura que efetivamente contribua na construção de uma sociedade sustentável.

Nossa visão:

Ser uma instituição socialmente responsável e referência em projetos de educação ambiental e sustentabilidade urbana.

Valores e princípios:

Respeito e Transparência

Atuar de maneira idônea, respeitando as legislações e comunidades locais e esclarecendo nossos compromissos e investimentos.

Responsabilidade Ambiental e Educacional

Respeito ao meio ambiente, preservando o bioma local e permitindo a continuidade do seu desenvolvimento por meio da educação.

Empreendedorismo e Inovação

Investimento em conhecimento e tecnologia para obtermos excelência em todos os elos da nossa atuação. 

Contribuir para Comunidades Locais

Elaborar projetos e ações sociais que colaborem com a melhoria da qualidade de vida da população, das regiões onde atuamos.

Valorização dos Recursos Humanos

Motivar e reconhecer as pessoas que compartilham conosco dos mesmos compromissos, respeitando seus valores e sua diversidade.

Comprometimento com Resultados

Investir em otimização de processos e aprimoramento de tecnologias para gerar projetos cada vez mais eficientes.

Quem confia em nós:

plugins premium WordPress