14.Set | Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Home/Cursos e Treinamentos, Eventos/14.Set | Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Carregando Eventos
  • Este evento já passou.

CURSO: Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

DESCRIÇÃO:

Apresentação do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, por meio da abordagem da legislação básica, estudo do termo de referência do Plano Nacional e apresentação de casos de implantação reais dos seguintes municípios: Petrópolis/RJ, Blumenau/SC, São José dos Pinhais/PR, Lages/SC, Barbacena/MG, Pato Bagrado/PR entre outros.

PÚBLICO ALVO:

Empresas de consultoria, administradores públicos e privados, prestadores de serviços de saneamento, gestores públicos e estudantes de pós-graduação da área ambiental. Abrangendo as áreas da Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Administração de Empresas, Administração Pública e Privada.

FORMATO:

Aulas expositivas com debates sobre os temas abordados, com carga horária: 20 horas, divididos em três dias: Quinta (8h), sexta (8h) e sábado, atividade de campo (4h).

CONTEÚDO:

Revisão da legislação específica sobre e Resíduos Sólidos.

Metodologia empregada na montagem dos Planos, obedecendo as seguintes etapas:

  1. Mobilização Social;
  2. Diagnóstico;
  3. Cenários e prognósticos;
  4. Programas, projetos e ações;
  5. Avaliação da eficiência, eficácia e efetividade das ações previstas;
  6. Banco de dados e sistemas de informação;
  7. Controle social dos planos.

NÚMERO DE VAGAS: 25 participantes.

LOCAL: UNILIVRE- Rua: Victor Benato – 210, Pilarzinho – Curitiba – PR.

DATAS: 14, 15 e 16/09. (Sujeito a mudanças)

PALESTRANTE:

Nicolau Leopoldo Obláden

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1961). Graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade de São Paulo (1966). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996). Experiência profissional: Engenheiro do Ministério de Saúde, FSESP (1962-1970); Diretor Técnico de Empresa de Projetos de Saneamento, Curitiba (1971-1980); Professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFPR (1970-1995); Professor e Pesquisador da PUCPR (1977-2006); Assessor e Consultor Associado de várias empresas de Engenharia Sanitária e Ambiental (1970-2006); Consultor e Instrutor do SEBRAE/PR em Resíduos Sólidos, e Diretor Técnico e Sócio da Empresa Habitat Ecológico Ltda. (2002 – 2013).

Por mais de 50 anos desenvolveu atividades profissionais ligadas ao meio ambiente, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, drenagem e combate a erosão urbana, planejamento urbano, através de projetos de engenharia sanitária e ambiental, consultoria e formação de recursos humanos. Nos últimos 20 anos desenvolveu vários trabalhos na Gestão Ambiental de resíduos sólidos urbanos, e em especial na Coleta Seletiva para a Reciclagem e Compostagem, Aterros Sanitários, entre outros. Elaborou ainda Planos Municipais de Saneamento Básico (Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem e Manejo de Água Pluviais e Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos) para Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Rio Negrinho/SC, Região dos Lagos/RJ, Ponte Nova/MG, Barbacena/MG, Cachoeira Alta/MG, Petrópolis/RJ, São José dos Pinhais/PR, entre outros.

ALIMENTAÇÃO: Incluso coffe breack. O almoço não esta incluso na inscrição, o participante fica livre para esccolher a opção que preferir.

CONTRAPARTIDA: Certificado.

INVESTIMENTO:

Inscrição: Valor: R$600,00.

INSCRIÇÕES

Pelos telefones: 3254-3734 ou 3121-2451.

Pelo e-mail: cursos@unilivre.org.br, eduardo@unilivre.org.br ou jorge@unilivre.org.br.